Sessão Solene de 07 de dezembro de 2021
07 de dezembro de 2021
Na sessão dessa terça-feira (07), o primeiro a fazer uso da Tribuna foi o edil Aderlando de Jesus Freitas que validou a parceria Incra – prefeitura. Segundo ele, essa vai render bons frutos para a cidade, pois os produtores que ainda não têm o título da terra, irão recebê-lo.
O vereador Horácio de Novais fez parte da comitiva do Prefeito Agnelo Santos que esteve, na última semana, em Salvador, reunido com o governador Rui Costa, secretários e deputados estaduais: “Estivemos com o deputado Jacó em Salvador; este que é muito ligado a movimentos sociais. Sei que essa reunião trará muitos frutos a Cabrália. Em breve ele estará na cidade”, ressalta Novais.
Luciano Monteiro fez uma breve explanação sobre o projeto de lei do Executivo n°022/2021. Este mostra que o município tem uma área de aproximadamente 185.000 m², onde seria construído o Polo industrial. No respectivo projeto de lei, essa área deve ser permutada por outra de 393.051 m²: “É uma área com, praticamente, o dobro do tamanho, e que irá atender as atuais necessidades do município, além de estar mais próxima do local onde será construído o Aeroporto Internacional de Cabrália. A situação vai ser boa, não só pra Cabrália, mas para toda região, por causa da construção do aeroporto. Em breve teremos uma nova via de acesso para as pessoas que vêm de Porto Seguro. É um avanço para o nosso município, além da geração de emprego e renda”, explica Luciano Monteiro.
“Precisamos estar juntos, fortalecendo nossa economia”, diz Guiu Pataxó, que continuou: “Temos que apoiar esse projeto do executivo. Assino embaixo das falas do vereador Luciano Monteiro”, diz.
“A construção da praça em Coroa Vermelha é muito bem vinda. Sabemos das necessidade de espaço para que Políticas sociais sejam implantadas. Parabenizo os colegas por essa iniciativa. Em relação a área do Polo industrial, vejo positivamente. É viável a troca desse espaço para construção do aeroporto da cidade”, ressalta Girlei Lima.
À respeito da denominação do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, a vereadora Rita Soraia, pediu o apoio aos colegas para a aprovação de uma singela homenagem à servidora pública Erli Silva Dias, conhecida como dona Lili. “Ela dedicou 15 anos de sua vida ao CAPS. Faleceu há 04 meses, e merece o nosso reconhecimento”, diz a presidente que também é servidora pública da área da saúde.
Romali Pairana criticou o serviço da Coelba que, segundo ele, no Distrito de Ponto Central, há 15 dias que a comunidade sofre com a falta de energia diariamente. “Instalações antigas e precárias, há anos não fazem manutenção, mas no final do mês, a conta que vem é alta. Peço à presidente que faça um ofício à Coelba, marcando uma reunião com todos os vereadores desta casa. Estamos pagando uma energia cara e o serviço é precário”, explica.
A presidente solicitou que fosse enviado um ofício ao superintendente/diretor da Coelba, para a realização de uma reunião com os vereadores do município. Em seguida, fez o convite a todos para participarem da carreata e missa em homenagem a Padroeira da cidade – Nossa Senhora da Conceição, que acontece nessa quarta-feira (08), a partir das 16h00, na Cidade Histórica.
A sessão foi encerrada e marcada a próxima para o dia 13/12, às 10h00 na casa de leis Manoel Bonfim Monteiro.