Sessão 15/03/2022
15 de março de 2022

Hoje a Câmara Municipal de Cabrália realizou duas sessões, sendo que a extraordinária iniciou por volta de 12h00.
Pautas importantes foram lidas, discutidas e todas aprovadas.

Beneildo Matos de Jesus (Guiu Pataxó) foi o primeiro edil a fazer uso da tribuna: “A comunidade indígena hoje se encontra de luto, devido ao assassinado de uma liderança indígena jovem, Vitor Braz, da aldeia Novos Guerreiros. Ele foi simplesmente pedir ao dono da barraca de praia para diminuir o som que estava muito alto e incomodando aos moradores vizinhos. E foi morto com vários tiros. Peço desculpas a todos por nossos protestos que fecham a pista e impedem os outros o direito de ir e vir. Mas é a forma que encontramos para chamar a atenção de todos”.

Marcelo Leal iniciou o pronunciamento dando condolências aos familiares do indígena morto: “Espero que isso não entre apenas para uma estatística e caia no esquecimento.
Outra informação a ser transmitida é que estamos organizando uma ONG que vai dar mais respaldo àqueles que cuidam dos animais. Em 2020, o governo federal aumentou a pena para quem maltrata animais, principalmente cães e gatos. Ela chega à 05 anos de reclusão. Estamos solicitando à secretária de saúde que providencie um castramóvel e também um abrigo para os animais de rua, que hoje, em Cabrália, são muitos. E isso é urgente. Já encaminhei o requerimento para o poder executivo e à secretaria de saúde. Também a colocação da placa de identificação no PSF 01.
A enchente no bairro Sapolândia é outra preocupação gravíssima, pois a cada vez que chove, ficamos angustiados; a água entra com muita velocidade para dentro do bairro. Vamos fazer um canal, um braço frio, uma questão de bueiros, essas ações mais simples, podem amenizar o sofrimento daquele povo. Sabemos que o prefeito Agnelo Santos é muito trabalhador e está sempre correndo para Salvador, solicitando recursos para nossa cidade. E sei que ele irá nos ajudar muito nesta questão”.

“Nesse país infelizmente as coisas só vão pra frente através do protesto. Você Guiu Pataxó, não precisa pedir desculpas por isso. A falta de Cultura, a falta de Educação, a falta de informação, leva à violência. Solidarizo-me à família do jovem Vitor Braz que perdeu sua vida no último final de semana.
O problema da falta de água no bairro Campo Verde continua. Somos vereadores do município e não só de um determinado bairro. E quando acontece um problema e somos procurados pela comunidade, levamos as demandas ao executivo para que ele possa solucionar, e também procuramos o responsável pela pasta e nos informamos. O problema do Campo Verde era a bomba. Nós articulamos, junto ao governo do estado, para que a comunidade tenha uma bomba reserva e conseguimos! Então liguei para o secretário de infraestrutura e ele não quis me passar as informações por mim solicitadas. Respeitem o meu trabalho, o meu mandato, que eu irei respeitar vocês também”, frisa o vereador Girlei Lage que se sentiu insultado pela negativa do secretário.

O vereador Romali Pairana disse que todos os vereadores devem ser respeitados por qualquer servidor público: “Essa situação tem que ser contornada na forma de diálogo. Estou me solidarizando com você vereador Girlei Lage. Irei conversar com o Secretário, que é muito meu amigo e também com o prefeito Agnelo Santos, que é um homem muito trabalhador e ele não seria conivente com essa situação”. Pairana ainda solicitou ao executivo, a necessidade do calçamento da Rua Tupi Guarani, no bairro V Centenário.

Indiara Pataxó relatou que infelizmente Cabrália está vivendo uma guerra de várias facções: “Meu repúdio à morte de uma liderança indígena pai de família, Vitor Braz. Em relação ao bairro Campo Verde, a cobrança é grande, pois o problema lá é água e água é vida. Quero agradecer ao prefeito e o secretário Vavá Viana, pois o problema lá já foi resolvido. Em relação às creches, temos hoje duas creches desativadas: uma no bairro V Centenário e outra no Geraldão. Estamos solicitando ao Deputado Federal Cláudio Cajado a reforma e ampliação geral das duas creches. Por meio de um requerimento, que espero que seja assinado por todos os colegas vereadores, será direcionado ao prefeito Agnelo Santos, para que seja entregue ao deputado Cláudio Cajado. A nossa cidade está precisando muito de reativação dessas duas creches”. A vereadora também viu a necessidade da construção de uma academia ao ar livre em Coroa Vermelha, bem como a contratação de um profissional para orientar a população sobre o uso correto dos equipamentos.

O edil Horácio Novais disse que a missão do vereador é grande: “Quero deixar meu agradecimento ao Prefeito Agnelo Santos e ao secretário Vavá Viana que já enviou o material para a perfuração do poço artesiano na comunidade Nova Esperança, tão necessário para aquela localidade”.

A Presidente da casa – Rita Soraia Alves deu os pêsames aos familiares do indígena que morreu no domingo: “A minha família também mora nas imediações e está preocupada, pois tem acontecido muito tiroteio na área. E os mais afetados são os povos de bem que saem pra trabalhar. Essa casa aqui está de portas abertas para os familiares que precisarem de nós. É preciso mais reforço da Polícia Militar na região. Quanto ao nobre colega Girlei, você tem todo direito de cobrar, e o secretário tem que te dar a resposta, não importa em que posição você esteja. Mas tenho certeza que o prefeito está olhando com muito carinho e vai resolver todas as nossas demandas”, disse a vereadora que indicou a necessidade do patrolamento na estrada de Santo André a Ponto Central e a implantação do saneamento básico no bairro Vila Beata, pela empresa Embasa.

Luciano Monteiro apresentou um requerimento à embasa, para que antes da pavimentação no bairro Terra de Vera Cruz, ocorra o serviço de saneamento básico: “Não adianta a pavimentação, para depois, a mesma embasa, quebrar a pavimentação para fazer o serviço de saneamento básico”, frisa o edil que indicou a necessidade de recuperação do corrimão das escadas e calçadas da avenida Cristal.

O vereador Marcelo Leal ressaltou a importância de um olhar mais atento à rua da escola Frei Henrique de Coimbra: “Algumas ruas do bairro rio Jardim, serão pavimentadas e peço ao poder executivo que se possível, leve a pavimentação até a rua da escola”.
A vereadora Indiara Pataxó lembrou que já tem uma indicação dela para que a pavimentação beneficie a rua da escola.

Aderlando de Jesus Freitas defendeu a necessidade da perfuração de um poço artesiano no projeto Embaúba e um veículo para dar apoio à comunidade do local.

O legislativo municipal apresentou um projeto de lei n°001/2022 que foi votado em duas sessões. Ele prevê a fixação do pagamento do terço de férias e 13° salário aos vereadores e dá outras providências. O projeto “altera a estrutura administrativa organizacional da casa de leis de Cabrália, o plano de cargos e salários dos servidores e dá outras providências”.

Sessão extraordinária:

3ª sessão extraordinária do 3° semestre de 2021/2022, iniciou às 12h00.

Segunda discussão e votação do projeto de Lei n°001/2022 de autoria do legislativo municipal. Todas as indicações e o projeto de lei foram aprovados por unanimidade.

A próxima sessão foi marcada para o dia 22/03, às 10h00.