Posse aos diretores e vice-diretores de 17 escolas municipais

11 de janeiro de 2022
Ontem, realizou-se na Câmara Municipal de Santa Cruz Cabrália, a posse dos diretores e vice-diretores de 17 escolas municipais. Pela primeira vez, na história da cidade, essa escolha foi feita por meio de uma eleição.
Compondo a mesa de honra, Aldeci Nascimento – Fórum dos Diretores, José Feliciano- Aplb, Márcia Rodrigues, Iszael Fernandes – Secretário de Educação, Rita Soraia Alves – Presidente da Câmara e o Prefeito Agnelo Santos. Vereadores e representantes do poder executivo, prestigiaram o evento.
“Uma conquista e um marco se deu com a união do Prefeito Agnelo e o sindicato que vem sendo pleiteado há anos. Boa sorte a todos nessa nova caminhada”, disse Aldeci Nascimento que ainda ressaltou a importância do grupo de dirigentes serem eleitos e não nomeados pelo gestor.
“Hoje, compartilhar a posse dos diretores e vice-diretores, é uma honra. Agradecemos ao prefeito Agnelo a boa vontade política. A luta continua; não pode parar. Ser eleito é um processo de consciência de que não estamos sozinhos”, diz José Feliciano.
Para participação na disputa, um dos pré-requisitos é que a escola tivesse mais de 100 alunos. Aquelas que atendia esse pré-requisito e não participou da eleição, foi porque não apresentou candidatos. No total, foram 17 escolas participantes sendo, 17 diretores eleitos e 08 vice-diretores. A escola indígena atualmente integra o processo geral.
A presidente da Câmara, Rita Soraia, parabenizou a todos pelo trabalho: “É um orgulho pra nós termos vocês educando e cuidando das crianças de nossa cidade. Podem contar conosco nesta casa. Ser eleito é um compromisso muito grande com a população. Gratidão a todos”.
Iszael Fernandes, secretário de educação, agradeceu o espaço cedido pela Câmara, os vereadores e o Prefeito Agnelo Santos:”Esse estatuto é de 2011, mas nunca houve um prefeito que quisesse colocá-lo em prática. Essa é uma política pública assentada em 03 pilares: ampliação da aprendizagem, sustentabilidade e autonomia”.
A secretaria de educação foi totalmente informatizada; assim, tanto o secretário quanto os pais, podem acompanhar, o que está acontecendo na escola, pelo celular. O número de matrícula aumentou, em 15%, em Santa Cruz Cabrália.
O prefeito Agnelo Santos enfatizou a importância da democracia com responsabilidade que, segundo ele, agora irá aumentar: “Vocês foram eleitos pelos pais de alunos, pela comunidade. Temos uma relação amigável com todos vocês e com o sindicato. O secretário antenado às demandas e o sindicato cobrando, entendemos que essa relação é que faz a cidade crescer. A educação é a base de tudo. Peço à vocês que façam uma educação ambiental muito forte nas escolas”, solicitou o gestor que ainda avisou que, no segundo semestre deste ano, vai aumentar os recursos escolares.